Portal Futebol

Tudo sobre o futebol Brasileiro e Internacional

Em noite de Rafael, Santos fica no zero com América-MEX e avança


Goleiro santista faz pelo menos cinco grandes defesas, e Alvinegro, que venceu primeiro jogo por 1 a 0, segue para as quartas da Libertadores

Nem Ganso, muito menos Neymar. A noite desta terça-feira, em Querétano, foi toda da defesa santista. Toda de Rafael. Com pelo menos cinco grandes defesas, principalmente no segundo tempo, ele garantiu o 0 a 0 com o América-MEX e carimbou a passagem do Santos às quartas de final da Taça Libertadores (assista ao vídeo com as defesas de Rafael).
Foi praticamente um duelo à parte. O camisa 1 do Peixe tinha como seu maior problema o atacante Reyna, artilheiro do Campeonato Mexicano, com 13 gols. E olha que ele só entrou no segundo tempo. Chute da esquerda, da direita, à distância. Todos rebatidos para fora por Rafael, que apontava para o céu e se benzia a cada espalmada.
Como havia vencido o jogo de ida, quarta passada, na Vila Belmiro, por 1 a 0, o Santos avançou com empate. Agora espera o vencedor da disputa entre Cruzeiro e os colombianos do Once Caldas – o time brasileiro venceu o primeiro jogo por 2 a 1, fora de casa.
Depois da batalha no México, o Alvinegro volta seus olhos para a decisão do Campeonato Paulista. Neste domingo, no Pacaembu, o time tem o primeiro confronto com o Corinthians. E torce para que Rafael mantenha o bom momento iniciado quando Muricy Ramalho assumiu o time – foram apenas dois gols sofridos em oito partidas.

Zé Eduardo disputa bola com Mosquera. Jogo dramático para o Santos em Querétaro (Foto: Reuters)
Marcação para conter o América
Frio, vento forte e gelado, gramado castigado, 40 mil pessoas torcendo contra, e o América-MEX precisando vencer. Eram vários os adversários do Santos nesta terça-feira à noite, em Querétaro. Se não sofresse gols, o Peixe avançaria às quartas. Nos primeiros 45 minutos conseguiu o resultado parcial, com marcação forte no meio de campo.

Houve sustos em algumas bolas aéreas, que sempre foram um tormento para a zaga santista. Logo aos cinco minutos, Montenegro cobrou falta pela direita. A bola pingou na área e encobriu Valenzuela, que não conseguiu acertar o cabeceio, perdendo grande chance.
O Peixe, aos poucos, foi tentando controlar o ímpeto adversário com toque de bola. Ganso buscava se aproximar de Neymar. Os dois até trocaram passes, mas não conseguiram penetrar a zaga mexicana. O América tentava imprimir um ritmo forte, mas errava trocas de bola nas saídas. O jogo das Águias só engrenava quando a bola caía nos pés de Montenegro. Aos 22, ele cobrou escanteio da direita. Mosquera subiu mais que Dracena, cabeceou e acertou a trave.
Houve ainda, aos 31, uma outra jogada de perigo do América. Montenegro, sempre ele, recebeu pela esquerda e cruzou rasteiro, tirando a bola do alcance de Rafael. Sanchez chegou atrasado e não acertou a bola. Enquanto isso, os torcedores do América que estavam atrás do gol defendido pelo goleiro santista passaram a atirar sinalizadores na direção do herói do jogo. A polícia teve de ser acionada e houve um princípio de tumulto, logo controlado.
A partir daí, o Santos passou a ficar mais com a bola, não permitindo a aproximação do adversário. A torcida mexicana foi se aquietando. Não havia mais pressão. O Peixe passou a trocar passes até o apito do juiz.
São Rafael!
O Santos voltou melhor para o segundo tempo, mais adiantado, tocando bola no campo de ataque do adversário. Logo aos quatro minutos, Ganso, cobrando falta que ele mesmo sofreu, carimbou a trave direita de Ochoa. Logo em seguida, o técnico Carlos Reinoso começou a mexer no América. Reyna entrou no lugar de Pardo. Três minutos depois, o grandalhão Esqueda entrou no ataque, na vaga de Sánchez.
O América passou a dominar a posse de bola e levar perigo. Muricy, então, resolveu subir a estatura do time. Primeiro, colocou Possebon no lugar de Arouca, que saiu sentindo dores na coxa e chegou a chorar no banco de reservas. Depois Bruno Aguiar entrou na vaga de Zé Eduardo. Essa segunda mudança, que deu muito certo no clássico contra o São Paulo, sábado passado, no Morumbi, pela semifinal do Paulistão, deixou o time retraído demais nesta quarta. O América foi para o abafa. Começava o show de Rafael.

Rafael faz defesa incríveis e garante empate do Santos com o América-MEX (Foto: AP)
Aos 18, Reyna mandou uma bomba de esquerda. O goleiro espalmou. Depois, aos 25, Esqueda foi lá em cima e concluiu cruzamento da esquerda. Rafael, novamente, salvou. O Peixe estava sufocado. Não conseguia sair de trás. O jogo se tornava dramático.
Nas raras vezes em que a bola chegava a Neymar, o craque, isolado, ele abusava dos dribles. Assim, o campo era todo do América. E Rafael ia se desdobrando. Aos 31, Reyna mandou o chute de fora. Agora de direita. O goleiro santista se esticou todo para espalmar. No minuto seguinte, o camisa 18 do América ganhou presente da zaga santista, que saiu jogando errado, e tentou o chute colocado, buscando o ângulo esquerdo. Rafael de novo. Uma muralha.
A pressão mexicana era enorme. Aos 34, Reyna cobrou falta colocada. Acertou o travessão. A torcida, entusiasmada, gritava: “Si, se puede (Sim, é possível)”. Muricy Ramalho, por sua vez, se descabelava à beira do campo a cada tentativa de saída equivocada de sua equipe. Mas o esforço do goleiro santista foi recompensado: vaga garantida com o 0 a 0. Santos está nas quartas!
AMÉRICA-MEX 0X0 SANTOS
Ochoa; Rojas, Valenzuela, Mosquera e Reyes; Treviño, Pardo (Reyna), Rosinei, Montenegro (Gallardo); Sanchez (Esqueda) e Vuoso. Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca (Rodrigo Possebon), Danilo e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo (Bruno Aguiar).
Técnico: Carlos Reinoso. Técnico: Muricy Ramalho.
Cartões amarelos: Reyna, Reyes, Sanchez e Valenzuela (América-MEX).
Local: Corregidora, Querétaro (MEX). Data: 03/05/2011. Árbitro: Carlos Vera. Auxiliares: Luis Alvarado e Marco Muzo

maio 4, 2011 - Posted by | Santos

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s