Portal Futebol

Tudo sobre o futebol Brasileiro e Internacional

Peixe magro! Santos vence a Ponte e se classifica

Gol solitário de Neymar na primeira etapa garante classificação do Peixe às semifinais do Paulistão

Se a Ponte Preta era carrasco dos times grandes em São Paulo, o Santos, único a não ser vítima dos campineiros na primeira fase, tratou de botar fim ao fantasma da Macaca. Com um golaço de Neymar, o Peixe bateu a Ponte por 1 a 0, na tarde deste sábado, na Vila Belmiro, e se classificou às semifinais do Campeonato Paulista.

Agora, o Santos encara o vencedor da partida entre São Paulo e Portuguesa, que se enfrentam neste domingo, às 16h. A Ponte Preta, eliminada da competição, volta as atenções para o Torneio do Interior, que contempla as equipes, fora as grandes, eliminadas na segunda fase.

VÍDEO Neymar marca e põe Santos nas semifinais
A vitória afasta o perigo iminente que a Ponte Preta representou para os times grandes neste Campeonato Paulista. A equipe que venceu Corinthians e São Paulo fora de casa por 1 a 0 e bateu o Palmeiras por 2 a 1 só não conseguiu superar o Santos na primeira fase (o confronto entre as duas equipes terminara em 2 a 2, na 6ª rodada). Desta vez, novamente, o Peixe mostrou que conhece os defeitos do rival, neutralizou os rápidos homens de ataque campineiros e eliminou a Ponte da disputa pelo título.

MATA-MATA FRENÉTICO

O jogo entre Santos e Ponte Preta começou rápido, cheio de oportunidades para os dois lados, com o dinamismo que pede uma fase de mata-mata. Depois de quatro meses de pontos corridos, as duas equipes inauguraram a fase eliminatória com emoção dentro de campo. Logo a 4 minutos de partida, Arouca e Edu Dracena vacilaram, Renatinho invadiu a área, livre, e exigiu boa defesa de Rafael. Na sobra, o 10 da Macaca ainda tentou uma bicicleta, mas a defesa santista se recompôs.

A Vila Belmiro estava com tudo (Foto: Ivan Storti)

Depois, o Santos respondeu com Elano, de falta, e com Neymar, acertando o lado de fora da rede de Bruno. Mas a Ponte queria mesmo era aproveitar a velocidade de Renatinho, Valber e Márcio Diogo. De novo, a defesa santista vacilou, Márcio Diogo disparou em direção ao gol de Rafael, mas, na hora de marcar, o bandeirinha apontou posição irregular do camisa 11.

Só que de nada adiantava a velocidade do trio campineiro se a equipe não tinha Neymar. A Joia, aos 21 minutos, recebeu de Elano na meia-lua, deu um corte e, com a perna esquerda, marcou um golaço, tratando de lembrar que o dono da casa era o Peixe.

O gol foi um golpe duro para a Ponte, que não encontrou outra opção a não ser esparsos chutes de fora da área para tentar o empate. O Santos chegou de novo aos 30: Elano cobrou falta com perigo depois que Neymar foi derrubado na linha da grande área.

Mas o Peixe passou por uma fase de acomodação e por 15 minutos não conseguiu emplacar um lance de perigo sequer. A Ponte, em contrapartida, passou a aumentar o volume de jogo, ocupando o campo de ataque com mais frequência.

O time do técnico Gilson Kleina, mesmo sem um homem de referência no ataque, se aproveitou de um detalhe: logo no início da segunda etapa, os dois volantes santistas, Arouca e Danilo, já tinham cartão amarelo. O trio de ataque campineiro pode, então, curtir uma marcação mais “frouxa” no meio-campo para perturbar Rafael. Aos 7, Válber aproveitou sobra na entrada da área para testar Rafael. Pouco antes, Gil chutou de longe com perigo.

Mas, de novo, Neymar comandou o Santos de volta ao ataque. Ele mesmo, o faz-tudo, conseguiu uma falta próximo à área, após toque de mão de Guilherme. Na cobrança de Elano, a Joia aproveitou sobra dentro da área para parar em grande intervenção de Bruno, o goleiro da Ponte.

Sem conseguir furar a defesa santista, Gilson Kleina tentou surpreender Muricy Ramalho com a entrada de um homem de área, Rômulo. A princípio, uma bola do atacante na trave de Rafael animou os campineiros, mas a Ponte não furava o bloqueio do time da Vila Belmiro.

Na sequência, quem quase marcou foi o Peixe. Um discreto Ganso deu bom passe para Keirrison, colocando-o na cara do gol, mas o substituto de Zé Eduardo finalizou fraco, nas mãos de Bruno.

Ainda sobrou tempo para Léo, que utilizou a camisa 99 em referência ao aniversário do clube (no último dia 14), se chocar com Guilherme e levar a pior: o lateral-esquerdo sofreu uma pancada no joelho esquerdo e deixou o campo chorando bastante.

Nos minutos finais, a Ponte Preta ainda colocou seus 10 homens de linha postados no campo de ataque, sufocando o Peixe, mas o tiro saiu pela culatra: Neymar puxou contragolpe e, no 2 contra 1, serviu Keirrison, livre. Era o gol para sacramentar a vitória, mas o atacante perdeu a chance. Coube ao torcedor santista sofrer até o último minuto. A Ponte tentou, mas não chegou ao gol de empate.

A vitória, com sufoco no fim, fez do Santos o primeiro time grande classificado às semifinais do Campeonato Paulista, espantando a zebra para longe.

FICHA TÉCNICA:
SANTOS 1X0 PONTE PRETA

Estádio: Vila Belmiro, São Paulo (SP)
Data/hora: 23/4/2011 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Braghetto (SP)
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Junior (SP) e Fabio Luiz Freire (SP)

Renda/público: R$ 402.740,00 / 11.225 pagantes
Cartões amarelos: Arouca, Danilo (SAN); Leandro Silva, Válber, Gil (PON)
Cartões vermelhos: –
GOLS: Neymar, 21’/1ºT (1-0)

SANTOS: Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro 23’/2ºT); Arouca, Danilo, Elano (Adriano 38’/2ºT) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo (Keirrison 30’/2ºT). Técnico: Muricy Ramalho.

PONTE PRETA: Bruno, Guilherme (Eduardo Arroz 36’/2ºT), Leandro Silva, Ferron e João Paulo; Josimar, Mancuso (Renan 25’/2ºT), Gil e Valber; Márcio Diogo (Rômulo 25’/2ºT) e Renatinho. Técnico: Gilson Kleina.

abril 23, 2011 - Posted by | Santos |

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s