Portal Futebol

Tudo sobre o futebol Brasileiro e Internacional

Flu vira sobre o América-MEX e segue vivo na Libertadores

Deco, com um gol no fim, foi o herói da vitória por 3 a 2 sobre os mexicanos, nesta quarta-feira, no Engenhão

Não duvidem dos Guerreiros. Assim foi em 2009, assim foi em 2010 e, por que não, poderá ser na Copa Santander Libertadores. Nesta quarta-feira, os quase 15 mil torcedores presentes no Engenhão assistiram a mais um capítulo da incrível saga que o Fluminense vem travando nos últimos anos. Após ficar por duas vezes atrás no placar, o Tricolor conseguiu a virada e bateu o América-MEX por 3 a 2, mantendo vivas as chances de classificação para a próxima fase.

E, para dar mais dramaticidade, Deco, voltando de lesão após dois meses, foi o herói da vitória, com uma assistência e um gol salvador, a três minutos do fim. Além da torcida, quem deve agradecer ao Mago é a dupla de trapalhões da noite: Ricardo Berna e Digão, que, em duas falhas, entregaram os gols para as Águias.

MAIS:
– TABELA: Veja como ficou o Fluminense no Grupo 3
– FOTOS: Confira a galeria de imagens da vitória tricolor
– FOTO: Torcida do Flu não poupa Muricy de críticas
– Abel Braga fala ao LNET!: ‘Estou pronto para o pau’

Com o resultado, o Fluminense reassumiu a terceira colocação do Grupo 3, com cinco pontos. Já o time mexicano segue em segundo, com seis pontos. O próximo compromisso do Fluminense pela Libertadores será no dia 6 de abril, contra o Nacional-URU, em Montevidéu. Neste domingo, encara o clássico diante do Vasco, no Engenhão. Já o América-MEX recebe o Angentinos Jrs., no dia 7, no Azteca.

FALHA IMPEDE VANTAGEM DOS GUERREIROS

Turbulências fora de campo, time sem comando definido… empenhados em dar um pontapé na crise, os guerreiros tricolores entraram em campo com uma disposição à altura da alcunha recebida nos últimos anos. A falta de disciplina tática da equipe brasileira acabou compensada pela correria. Apesar do público incondizente com a importância da partida, os jogadores do Fluminense foram empurrados pelo grito ininterrupto dos cerca de 13 mil torcedores que compareceram às arquibancadas do Engenhão.

O atacante Fred, que fez sua estreia na Libertadores, mostrou que faz a diferença na grande área. Mesmo fortemente marcado (quase sempre com dois adversários à sua frente), conseguiu criar jogadas de perigo com passes rápidos e precisos. Ao mesmo tempo, a parceria com Emerson, também inédita na competição, desequilibrava. Assim, parecia que o Fluminense faria o resultado com facilidade, mas não foi o que aconteceu.

Logo aos 14 minutos, na primeira chegada do América-MEX, um lance inusitado. Primeiro, Digão falhou ao não cortar lançamento de Montenegro. Enquanto Berna, na saída, deixou a bola escapar, ofereceu o gol vazio para Sánchez só tocar para as redes. Na sequência, muita reclamação dos tricolores, o que paralisou o jogo por alguns minutos.

Parecia que o Flu entraria em desespero. Mas, para alento da torcida, a resposta foi rápida. Aos 20 minutos, Conca levantou para Gum, que se antecipou à zaga e cabeceou para o fundo das redes. Fúria do zagueiro na comemoração.

A partir de então até a saída para o intervalo, pressão total dos anfitriões. A raça começou a sobressair. Destaque para o volante Valencia, que, limitações técnicas à parte, foi um monstro nos desarmes. Mas, ironicamente, quem teve a melhor chance de terminar o primeiro tempo em vantagem foram os mexicanos. Aos 45 minutos, em outra falha da defesa, Montenegro chutou forte de frente para o gol, mas Berna, redimindo-se da falha anterior, salvou o Flu com bela defesa.

DECO VOLTA E SALVA O FLU NO FIM

Logo no início da segunda etapa, o Fluminense sofreu uma baixa. O lateral-direito Mariano, com dores no joelho esquerdo, pediu para sair. Em seu lugar, o interino Enderson Moreira colocou o apoiador Deco, que retornou aos gramados após dois meses. Souza foi deslocado para o setor defensivo.

Já a pressão incansável da etapa inicial ficou mais amena. O time passou a tocar mais a bola, buscando espaços na retrancadíssima defesa mexicana. Sem criatividade no meio-campo, o Tricolor retomou ao vício das bolas alçadas – todas bem interceptadas.

A situação estava difícil, até que, aos 27 minutos, a casa caiu. Em outra parceria atrapalhada de Berna e Digão, Sánchez, sempre ele, colocou os visitantes na frente. Em cruzamento, o camisa 11 encobriu o goleiro tricolor; antes da bola entrar, Digão cabeceou para a própria meta. Clima de “Maracanazzo” no Engenhão.

Enderson pôs em campo Rafael Moura e Araújo para reforçar o ataque. O time permanecia apático. Por duas vezes, Vuoso teve o gol escancarado para liquidar a partida. Mas, num lance de inspiração do reestreante Deco, os guerreiros encontraram novo fôlego. Araújo aproveitou o cruzamento do Mago e, de cabeça, voltou a igualar o placar, aos 42 minutos.

Até que, a três minutos do fim, Deco virou o placar com belo gol de cobertura. Vitória da raça, digna do time de guerreiros que segue vivo na luta pelo título continental.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 3 X 2 AMÉRICA (MEX)

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 23/3/2011 – 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Arias (PAR)
Auxiliares: Milciades Saldívar (PAR) e Darío Gaona (PAR)
Cartões amarelos: Gum e Fred (FLU); Oliveira e Rojas (AME)
Cartões vermelhos: –
Renda e público: R$ 536.765,00 / 11.987 pagantes / 13.158 presentes
Gols: Sánchez 14’/1ºT (0-1), Gum 20’/1ºT (1-1), Digão (contra) 27’/2ºT (1-2), Araújo 35’/2ºT (2-2) e Deco 42’/2ºT (3-2)

FLUMINENSE: Ricardo Berna, Mariano (Deco 6’/2ºT), Gum, Digão e Julio Cesar (Araújo 28’/2ºT); Valencia, Diguinho, Souza e Conca; Emerson (Rafael Moura 24’/2ºT) e Fred – Técnico: Enderson Moreira.

AMÉRICA-MEX: Navarrete, Layún, Cervantes, Valenzuela e Rojas; Rosinei (Marques 44’/2ºT), Pardo, Oliveira (Reyna – Intervalo) e Montenegro; Sánchez e Vuoso (Esqueda 37’/2ºT) – Técnico: Carlos Reinoso.

março 24, 2011 - Posted by | Fluminense |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s