Portal Futebol

Tudo sobre o futebol Brasileiro e Internacional

Retrospectiva: Luxemburgo não vai deixar os atleticanos com saudades

Equipe alvinegra acumula fiascos e números ruins em 2010

Se alguém perguntasse ao torcedor atleticano há cerca de nove meses qual era a expectativa com a chegada de Vanderlei Luxemburgo no comando do Galo, as respostas eram as mais otimistas possíveis. E não seria para menos. Com um currículo vitorioso, Luxemburgo foi anunciado como novo treinador do alvinegro em 9 dezembro de 2009 pelo presidente do clube, Alexandre Kalil.

O anúncio foi feito pelo Twitter do mandatário alvinegro e encheu a torcida de esperança, principalmente após a reta final frustrante de Celso Roth, que não conseguiu classificar o time para a Copa Libertadores, mesmo tendo ficado por várias rodadas no G-4. Luxa chegou com contrato assinado para duas temporadas, mas menos de um ano depois, deixou o Atlético-MG e dificilmente deixará saudades no torcedor. O ponto final na relação Atlético-MG/Luxemburgo foi nessa quinta-feira, 23 de setembro, após uma goleada de 5 a 1 contra o Fluminense.

Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Sul-Americana

O primeiro jogo comandado por Luxemburgo foi um amistoso, diante do Araxá, durante a pré-temporada do Galo. O resultado foi bom – 3 a 1, com gols de Tardelli, Coelho e Júnior.

Na primeira partida do campeonato estadual, um clássico contra o América-MG e um empate – 1 a 1. No grande teste de Luxemburgo, contra o rival Cruzeiro, a equipe celeste se deu melhor, vencendo por 3 a 1. O pedido de desculpas viria no jogo seguinte, já pela Copa do Brasil, quando o Galo fez 7 a 0 no inexpressivo Juventus, do Acre.

Nos próximos jogos, mais duas goleadas vieram, ambas por 6 a 0 – no Mineiro, contra o Ituiutaba, e novamente pela Copa do Brasil, contra o Chapecoense-SC.

Pelo Campeonato Mineiro, a equipe conquistou boas vitórias e chegou a se classificar para as finais, contra o Ipatinga. No primeiro jogo, 3 a 2, em Ipatinga. No jogo de volta, no Mineirão, 2 a 0 e o Galo, depois de três anos, levantou o caneco estadual.

Na Copa do Brasil, o time passou pelo Sport, mas ficou no caminho quando encontrou o Santos, último time de Luxemburgo antes do Galo. Com isso, uma das chances da equipe de se classificar para a Libertadores, uma das metas do ‘projeto’ de Alexandre Kalil, ficava pelo caminho.

A participação na Copa Sul-Americana também foi sofrida. A classificação para as oitavas de final só saiu aos 48 minutos do segundo tempo, do segundo jogo, com um gol de Ricardinho sobre o Grêmio Prudente.

O Atlético-MG começou o Brasileirão badalado, com vários jogadores de renome, e Diego Souza, que chegou em julho, havia sido escolhido o ‘craque’ do Brasileiro de 2009. Na primeira partida do campeonato, contra o Vasco, vitória por 2 a 1. A torcida mal imaginava que essa seria uma das seis partidas que a equipe venceria após 24 rodadas.

No segundo jogo, o primeiro susto – o pouco conhecido Grêmio Prudente fez 4 a 0. Na rodada seguinte, a segunda vitória, por 3 a 1, contra o xará paranaense.

As dez rodadas que se seguiram foram desastrosas – uma vitória, um empate e oito derrotas, incluindo novo revés para o Cruzeiro, por 1 a 0. O time fez apenas nove gols e levou 19. A essa altura, o time já estava na vice-lanterna há quatro rodadas.

A reação não veio, as desculpas foram se acumulando, e o time vinha repetindo a história de 2005, quando foi rebaixado à série B. Nos últimos 11 jogos, foram três vitórias, dois empates e seis derrotas. Mais uma vez, a defesa foi a antagonista do time – 18 gols. O final da era Luxemburgo foi decretado nessa quinta-feira, após goleada do Fluminense por 5 a 1.

Luxemburgo deixa o Galo em péssima situação – 18º lugar na série A, com a pior defesa do torneio, com 45 gols sofridos. Em 53 jogos comandando o alvinegro, foram 22 vitórias, 12 empates e 19 derrotas.

setembro 24, 2010 - Posted by | Atlético-MG |

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s