Portal Futebol

Tudo sobre o futebol Brasileiro e Internacional

Com aproveitamento de ponta, PC Gusmão recoloca o Vasco na briga

Treinador é o único profissional invicto da Série A. Somando trabalhos no clube carioca e no Ceará, ele teria 29 pontos na competição nacional

Desde a retomada do Campeonato Brasileiro após a pausa para a Copa do Mundo, dois temas têm chamado a atenção do trabalho realizado por Paulo César Gusmão no comando do Vasco. Em seis partidas no Gigante da Colina, o treinador obteve três vitórias e três empates, aproveitamento de 66,6%, abaixo apenas de Fluminense e Internacional, que já alcançaram 14 e 13 pontos, respectivamente, após a retomada da competição nacional. Além disso, somando o seu trabalho no clube carioca e no Ceará, que comandou até a sétima rodada, ele é o único profissional invicto da Série A.

No comando do Vovô, PC Gusmão surpreendeu equipes mais tradicionais ao longo das primeiras sete rodadas. Antes de sair rumo ao Vasco, o Ceará tinha a segunda melhor campanha da competição nacional. Foram cinco vitórias e dois empates. Apenas o Corinthians tinha um desempenho superior ao do time do Nordeste. Em sete jogos, a equipe marcou sete gols e sofreu apenas um. Já sob o comando de Estevam Soares, os cearenses somaram apenas quatro pontos em seis partidas.

Antes do início da Copa do Mundo, Paulo César Gusmão deixou o Castelão e aceitou o desafio de tirar o Vasco da zona de rebaixamento. O convite foi feito logo após a saída de Celso Roth, que preferiu a proposta do Internacional, hoje finalista da Libertadores. E o início do trabalho do treinador não foi fácil. Após duas semanas de treinos em Magaratiba, região da Costa Verde, o comandante foi obrigado a montar uma equipe repleta de garotos, já que não poderia contar com os reforços contratados de clubes do exterior – o lateral-direito Irrazábal, os apoiadores Felipe, Zé Roberto e Carlos Alberto e o atacante Eder Luís.

Para dar confiança ao trabalho, o treinador ainda conseguiu conquistar o torneio de Florianópolis, realizado durante a pausa para a Copa do Mundo da África do Sul. O time venceu Avaí e Figueirense e foi derrotado pelo Grêmio.

Na retomada do Brasileiro, o empate por 0 a 0 com o Goiás, no Serra Dourada, iniciou a trajetória oficial do treinador no Vasco. Em seguida, triunfo sobre o Atlético-PR por 3 a 1, em São Januário, e mais uma igualdade fora de casa, desta vez diante do Grêmio, no Olímpico. Ainda com a garotada, o Gigante da Colina bateu o Atlético-GO por 2 a 0, no Rio de Janeiro.

A partir daí, PC pôde respirar aliviado. Além dos garotos, que haviam conquistado a sua confiança, o treinador já poderia escalar os medalhões. No clássico diante do Flamengo, empate por 0 a 0 e atuação razoável dos reforços. No último domingo, diante do Vitória, triunfo por 1 a 0, com gol de Zé Roberto, e diferença de apenas quatro pontos do G-4. Hoje, o Gigante da Colina ocupa a 11ª colocação, com 17 pontos.

O GLOBOESPORTE.COM fez um levantamento dos jogos realizados após a Copa do Mundo dos 20 clubes que disputam a Série A, e o Vasco seria o terceiro colocado, com 12 pontos. Fluminense e Internacional seriam os líderes. O Tricolor, com 14, e o Colorado, com 13.

Apesar da boa campanha sob o comando do Vasco, o treinador não tira os pés no chão. Para ele, o que foi feito anteriormente no Ceará não pode ser levado em conta. Se PC Gusmão estivesse na mesma equipe desde o início do Brasileirão, ele estaria com 29 pontos e só perderia a liderança para o Fluminese por conta do número de vitórias (nove contra oito).

– Fico feliz, mas a minha situação é o Vasco e nós precisamos de resultados. É bom para o profissional, a seqüência é longa, mas a minha vida está no Vasco agora. Continuo com os pés no chão porque a nossa colocação ainda não é a que sonhamos. Não adianta falar que o PC seria o líder, que o PC tem tantos pontos. Hoje, o Vasco tem 17 – analisou o treinador, que marcou 12 pontos quando comandava o Ceará.

O BRASILEIRÃO APÓS A PAUSA PARA A COPA DO MUNDO
POSIÇÃO CLUBE PONTOS VITÓRIAS GOLS PRÓ GOLS CONTRA SALDO DE GOLS
Fluminense 14 4 9 4 5
Internacional 13 4 8 2 6
Vasco 12 3 7 2 5
Avaí 11 3 12 9 3
Cruzeiro 11 3 6 3 3
Corinthians 11 3 7 5 2
Botafogo 9 2 10 6 4
Flamengo 8 2 3 3 0
Atlético-PR 7 2 7 9 -2
10º Prudente 7 1 5 4 1
11º Palmeiras 7 1 8 9 -1
12º Santos 6 2 4 6 -2
13º Guarani 6 1 8 9 -1
14º Vitórias 6 1 7 9 -2
15º São Paulo 5 1 7 9 -2
16º Atlético-GO 5 1 6 8 -2
17º Atlético-MG 4 1 4 9 -5
18º Ceará 4 0 3 5 -2
19º Grêmio 4 0 5 8 -3
20º Goiás 3 0 4 10 -6

agosto 10, 2010 - Posted by | Vasco da Gama | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s