Portal Futebol

Tudo sobre o futebol Brasileiro e Internacional

Palmeiras ainda não encontrou defesa ideal

Maurício Ramos e Danilo são os únicos garantidos por Luxa. Seis já foram testados nesta temporada

Contratados no início do ano, os zagueiros já tem a confiança do técnico (Foto:Contratados no início do ano, os zagueiros já tem a confiança do técnico (Foto:

O sistema defensivo do Palmeiras tem causado muita dor de cabeça ao técnico Vanderlei Luxemburgo em 2009. Erros de posicionamento e falhas individuais de seus zagueiros já resultaram em muitos gols adversários. Na atual temporada, o time sofreu 19 em 17 jogos.

Desde o início do ano, o comandante já testou 13 formações diferentes para a defesa (ver abaixo). Na vitória por 3 a 0 sobre o Barueri, anteontem, no Palestra Itália, Luxemburgo iniciou a equipe pela primeira vez com dois zagueiros.

E o esquema funcionou. Depois de três jogos sem vencer, o Verdão reencontrou o bom futebol e a formação no 4-4-2 já começa a fazer parte dos planos do treinador.

Apesar de a defesa ainda ser um tormento para Luxemburgo, dois atletas estão ganhando a confiança do exigente técnico: Maurício Ramos e Danilo. A dupla, contratada no início do ano, formou a zaga alviverde no duelo contra o Barueri.

Ambos são os atletas que mais estiveram em campo pela equipe em 2009. Ramos atuou por 1.260 minutos, enquanto o segundo jogou 1.257 minutos. Em todos as partidas, começaram como titulares.

A primeira vez que atuaram juntos no 4-4-2 foi na vitória por 3 a 2 sobre a Ponte Preta, em Campinas, no dia 1 de fevereiro. Na ocasião, o volante Souza substituiu Jéci aos 25 minutos do segundo tempo, deixando a zaga com Ramos e Danilo.

O placar do jogo era de 2 a 2. Depois da mudança, o Verdão fez 3 a 2 e a dupla defensiva não tomou gol.

No total, portanto, os camisas 15 e 23 jogaram juntos por 110 minutos no esquema com dois zagueiros. E não sofreram gol algum. Será a formação ideal para o Verdão?

– Estou experimentando ainda, pois de repente posso usar este esquema mais para a frente. Gostei do Pierre e do Sandro Silva juntos como volantes, à frente dos dois zagueiros. Também posso utilizar o Edmílson nessa função. Mas ainda não decidi nada – diz Luxemburgo.

Maurício Ramos, Danilo, Edmílson, Marcão, Jéci e Maurício II foram os defensores utilizados pelo treinador até agora. Com dois ou três zagueiros, com um ou dois volantes, a torcida palmeirense só espera que o time fique pronto até o dia 8 de abril. E que venha o Sport!

março 16, 2009 - Posted by | Palmeiras | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s