Portal Futebol

Tudo sobre o futebol Brasileiro e Internacional

‘Fiel’, o filme, será baseado em relatos da Fiel, a torcida

Corintianos vão participar do longa-metragem contando sua versão da queda à Série B e da – possível – ascenção à Série A

O Corinthians, a produtora cinematográfica G7, os roteiristas Serginho Groisman e Marcelo Rubens Paiva e a diretora Andrea Pasquini, apresentaram nesta quinta-feira o longa-metragem “Fiel”, que marcará nas telonas a paixão dos torcedores alvinegros. O filme não é de ficção e, contudo, tem um caráter diferente do documentário. A narrativa será inspirada na queda corintiana para a Série B no ano passado – e na aposta de ascenção em 2008 – traçada por meio de depoimentos que contam histórias reais dos torcedores.

Cada torcedor corintiano poderá enviar seu relato para os roteiristas por meio do site oficial do filme. As histórias devem ser relacionadas apenas à queda e à ascenção corintiana a Série B e registradas em vídeo. Há uma sessão aberta para relatos por escrito e a Fiel ainda poderá escolher a imagem de divulgação do filme, que estampará o banner e a capa do futuro DVD.

– Nós pegamos esse desafio porque não temos nesses dois anos (2007/2008) uma final de mundial, um pênalti a ser batido para mostrar com uma estrutura cinematográfica. Nós vamos retratar um clube e uma torcida que sofreu muito no ano passado e que esse ano está fazendo o seu papel direitinho graças à um trabalho estrutural do clube. O nosso foco principal é a torcida, a paixão e a força que essa torcida dá em momentos difíceis. Estamos captando depoimentos porque todos os corintianos têm boas histórias. Nós, os roteiristas vamos fazer uma filtragem. Claro que o filme não será somente de depoimentos, não serão monólogos, mas toda a história será contada pelo torcedor. Importante deixar claro que a produtora do filme fez questão de que todos os envolvidos fossem corintianos. Tanto a diretora quanto os técnicos – disse Serginho Groisman.

– É um time que tem uma torcida que ninguém sabe explicar esse fenômeno, porque é tão fiel. É uma torcida criativa, fanética e que nunca vai abandonar. Cada vez que eu vou ao estádio tem novas canções e novas maneiras de incentivar o time. A gente não pode se dar ao luxo de deixar essa torcida de lado. Não vamos contar essa história sob o nosso ponto de vista. A gente vai pôr aspas na boca da torcida: ela que vai montar este roteiro e contar esta história, esse susto e esse desespero de ter caído para a Segunda Divisão e, espero, esta redenção – declarou Rubens Paiva.

– Eu, como corintiano, também vou fazer o meu depoimento e vou esperar que a produção do filme o selecione – adiantou o presidente do clube, Andrés Sanchez.

O filme ainda não possui orçamento previsto. Na verdade, bem como boa parte da produção cinematográfica nacional, procura investidores e não tem todas as cotas de patrocínio definidas. O Corinthians, enquanto instituição, não fará nenhum aporte financeiro para custear a produção.

Segundo a diretora, Andrea Pasquini, a duração do longa deverá ser de aproximadamente 90 minutos. Todos os envolvidos na pré-produção destacaram também que não existe a possibilidade do filme ganhar contornos políticos e ser uma produção “chapa branca”, visto que o lançamento, previsto para março de 2009, coincidirá com as eleições presidenciais no clube. Eles ressaltaram que a participação é estritamente artística e que não envolverá os bastidores do clube, sendo que não há restrição alguma no que diz respeito ao envolvimento de qualquer corintiano, seja ele ligado à oposição, ou até mesmo às facções organizadas Camisa 12 e Gaviões da Fiel.

– O que é muito claro para a gente é a linguagem desse filme. Então a gente está falando de um documentário cuja narrativa é toda contada a partir dos depoimentos dos torcedores. Não será um “docu-drama” onde a gente envolve ficção. Não será relevante a participação de personagens famosos e sim a relação desses torcedores com o clube como se fosse uma religião ou uma família.

setembro 25, 2008 - Posted by | Corinthians | , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s