Portal Futebol

Tudo sobre o futebol Brasileiro e Internacional

Mais faltoso do Brasileiro, Carlos Alberto se defende: ‘Não sou violento’

Técnico Ney Franco afirma que infrações do jogador do Botafogo são conseqüência de sua disciplina tática.

Os números do GLOBOESPORTE.COM mostram que Carlos Alberto é o jogador que mais comete faltas no Campeonato Brasileiro. São 69 infrações em 16 partidas disputadas, numa média de 3,78 por jogo. Embora a estatística seja incontestável, o meia se defende, deixando claro não ser um jogador violento ou indisciplinado.

Conhecido por sua habilidade, Carlos Alberto explica os motivos que o fazem liderar esse ranking indesejável. Ele está suspenso da partida do Botafogo contra o Internacional, no próximo domingo, pelo terceiro cartão amarelo.

– Não me considero um jogador indisciplinado. Também não sou violento, tanto que nenhum adversário saiu machucado por causa de mim. Se for analisar, todas as faltas que eu fiz foram para tentar parar alguma jogada ou por excesso de vontade, nunca por deslealdade. Não podem rotular um jogador de violento porque ele comete faltas. Isso faz parte do jogo. O que não pode, e eu sou totalmente contra, é agredir um adversário ou machucá-lo intencionalmente. É só observar todos os meus jogos e vão ver que nenhum adversário ficou parado um dia sequer porque sofreu uma falta minha – desabafa Carlos Alberto ao GLOBOESPORTE.COM.

Carlos Alberto chegou a Portugal com apenas 19 anos e precisou passar por um processo de adaptação ao jogo europeu, de maior contato físico. Depois de passar pelo Porto e pelo Werder Bremen, em 2007, agora o meia enfrenta o processo inverso. Segundo ele, muitas das faltas que cometeu não teriam a mesma interpretação dos árbitros estrangeiros.

– Sou um jogador que atua mais avançado, ora como atacante, ora como meia, mas nunca me omiti de ajudar a equipe e sempre procurei me doar ao máximo em campo. Por isso, procuro sempre voltar para ajudar na marcação quando o time está sem a posse de bola e, como não tenho cacoete de marcar, acabo cometendo a falta. Sinto também que às vezes sou um pouco mal interpretado. Uma lance normal é apontado como falta. Quando fui para a Europa precisei me adaptar ao estilo de jogo deles, de mais contato físico. Como eu era mais franzino, tive que aprender a me proteger. Lá, os árbitros deixam a bola correr mais do que no Brasil, mas percebo que aqui eles estão começando a entender que nem todo contato é falta, o que torna o jogo mais dinâmico – explica ele, que levou oito cartões amarelos e dois vermelhos no Brasileirão.

Ney Franco destaca entrega de Carlos Alberto
A mesma estatística que aponta Carlos Alberto como o jogador que mais cometeu faltas no Campeonato Brasileiro mostra que ele é o terceiro jogador do Botafogo que mais sofre infrações. Foram 75, o que o coloca atrás de Wellington Paulista (80) e Jorge Henrique (77).

– Fico tranqüilo porque em nenhum momento fui questionado sobre isso dentro do Botafogo. Todos sabem que me esforço para marcar e que jogo dessa maneira para ajudar a equipe. Tenho certeza de que estou sendo útil – diz Carlos Alberto, que no primeiro turno não enfrentou Internacional, Atlético-PR e Palmeiras por cumprir suspensão.

O técnico Ney Franco prefere interpretar esses números pelo lado positivo. A grande quantidade de faltas, segundo ele, é reflexo da disciplina tática de Carlos Alberto, que vem sendo exigido no auxílio à marcação alvinegra.

– Isso não me preocupa. O Carlos Alberto vem jogando da forma como venho pedindo: se entregando muito e ajudando na marcação. Não peço para ele cometer faltas. Como não está acostumado a fazer esse combate, muitas vezes chega forte. Costumo lembrar a todos os jogadores que tenham equilíbrio para que não haja risco de expulsão durante as partidas – explica o treinador.

setembro 9, 2008 - Posted by | Botafogo | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s