Portal Futebol

Tudo sobre o futebol Brasileiro e Internacional

Botafogo vence a ‘decisão’ no G4 sobre o Coritiba

Time de Ney Franco vence a quarta consecutiva fora de casa e se isola em quarto lugar.

O negócio do Botafogo de Ney Franco parece mesmo ser jogar fora de casa. Com uma postura ofensiva e aguerrida, o time conquistou a quarta vitória consecutiva longe do Engenhão ao bater o Coritiba por 1 a 0, gol de Thiaguinho, no Couto Pereira, neste sábado, e atingir a 14ª partida de invencibilidade.

Com o resultado, a equipe de General Severiano volta a figurar no G4 ao ultrapassar o Flamengo, agora com 42 pontos. Já o Coxa estacionou nos 37 e caiu para oitavo.

De duas equipes ofensivas e, sobretudo, de dois técnicos ousados, não poderia se esperar um panorama diferente. Coritiba e Botafogo fizeram um primeiro tempo muito movimentado, de ótimo nível técnico e, por conta da maneira “européia” de apitar do árbitro gaúcho Leandro Vuaden, de nervos à flor da pele.

Ao menos quatro grandes chances de gol foram criadas por ambos os lados. Participativo, porém mais uma vez descontrolado, Carlos Alberto desperdiçou duas delas. Não por acaso, o excelente goleiro Vanderlei foi o responsável por garantir o empate, já que o Botafogo foi mais incisivo e teve mais posse.

Bom nas bolas aéreas – até então um ponto forte também do Botafogo – o ataque do Coxa incomodou, principalmente através do zagueiro Maurício. Duas vezes Triguinho teve de aparecer para salvar em cima da linha. Keirrison chegou a acertar o travessão em um desses desvios.

Para estragar a festa, no entanto, há de se destacar o excesso de tolerância do árbitro, que, ao ignorar diversas faltas claras, criou uma animosidade desnecessária entre os jogadores. Túlio, Carlos Alberto e Rodrigo Mancha se envolveram em discussões e revides e acabaram advertidos com cartão.

Nos 10 minutos finais, o Coritiba ensaiou uma pressão, sobretudo pelo lado direito, com o bom lateral Rodrigo Heffner. As conclusões, porém, pararam nas intervenções de Renan.

No segundo tempo, a equipe alviverde perdeu a intensidade e pareceu sucumbir à maior categoria dos jogadores do Botafogo, que jogavam como se estivessem no Engenhão. A marcação era no campo do adversário e o toque de bola rápido e refinado.

Diferentemente dos 45 minutos iniciais, o time dirigido por Ney Franco não criou situações claras de gol. Mas se não dava dentro da área, o jeito foi arriscar de fora dela. Aos 26, Jorge Henrique rolou para trás e Thiaguinho soltou uma bomba no ângulo esquerdo de Vanderlei que, desta vez, nada pôde fazer.

Em desvantagem, o técnico Dorival Júnior, que promovera as entradas dos ofensivos Guaru e Ariel, tentou uma última cartada ao lançar Thiago Silvy, mais um atacante, na vaga de Heffner.

Com isso, a partida mudou sensivelmente de figura. O Coritiba pressionou até o fim, só que de forma desordenada, enquanto o Botafogo limitou-se a contra-atacar. Em um deles, Gil perdeu a oportunidade de matar o jogo, parando novamente em Vanderlei.

Na próxima partida, o Botafogo encara o Internacional, domingo, no Engenhão, e o Coritiba pega o Vitória, no Barradão, no mesmo dia.
FICHA TÉCNICA:
CORITIBA 0 X 1 BOTAFOGO

Estádio: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Data/hora: 06/09/2008 – 18h20h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Asp.Fifa-RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Antonio Chaves Franco Filho (Fifa-SP)
Renda/público: R$ 289.785,00 / 19.090 pagantes
Cartões amarelos: Leandro Donizete, Rodrigo Mancha, Maurício e Guaru (CBA); Carlos Alberto, Túlio e Jorge Henrique (BOT)
Cartões vermelhos: –
GOL: Thiaguinho, 24’/2ºT (0-1)

CORITIBA: Vanderlei, Maurício, Rodrigo Mancha e Tiago Bernardi; Rodrigo Heffner (Thiago Silvy, 26’/2ºT), Leandro Donizete, João Henrique (Ariel, 13’/2ºT), Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Marlos (Guaru, 23’/2ºT) e Keirrison – Técnico: Dorival Júnior.

BOTAFOGO: Renan, Thiaguinho (Alessandro, 28’/2ºT), Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Diguinho, Túlio, Lucio Flavio e Carlos Alberto (Gil, 36’/2ºT); Jorge Henrique e Wellington Paulista (Zé Carlos, 45’/2ºT) – Técnico: Ney Franco

setembro 6, 2008 - Posted by | Botafogo, Coritiba | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s